10 motivos para comer brócolos

10 motivos para comer brócolos

Os brócolos são um dos vegetais que possui mais fãs e, ao mesmo tempo, mais inimigos.

Para alguns, é o melhor superalimento e não pode faltar na dieta. No entanto, o sabor e a textura tornam fazem com que seja difícil de incluir na alimentação de crianças e adultos. Tem muitas propriedades saudáveis, mas para isso deve saber-se consumir nas quantidades certas e cozinhá-lo corretamente, de modo a conservar todos os nutrientes.

Como cozinhar brócolos?

Este vegetal da família das crucíferas, como a couve e a couve-flor, caracteriza-se por ter um valor nutricional muito elevado em relação ao peso do alimento. Por isso, é a estrela das dietas para perder e controlar o peso. Para conservar todos estes nutrientes, é importante cozinhar os brócolos da maneira certa:

  1. Brócolos cozidos. Em vez de submergir as "árvores" em água, experimenta cozinhá-las a vapor. Consegues manter cerca de 90% dos nutrientes! Sobretudo, mantém a vitamina C e os glucosinolatos, que ajudam a prevenir algumas doenças. Toma nota: é importante uma cozedura curta, de não mais do que 5 minutos, para que os brócolos cozidos não comecem a perder as propriedades.
  2. Brócolos salteados. Desta maneira, conservam-se também muitos nutrientes e dá-se sabor e textura ao vegetal. Além disso, fica muito bem como ingrediente em salteados ou pratos preparados no wok.
  3. Brócolos gratinados. É a receita mais apetecível para crianças ou para quem não é muito fã deste vegetal. Após uma breve cozedura, basta adicionar um pouco de bechamel, queijo ralado e levar ao forno.

10 benefícios dos brócolos

  1. Saúde cardiovascular. Os brócolos ajudam a eliminar o colesterol mau do corpo, o que favorece um coração saudável e a prevenção de doenças cardiovasculares. Além disso, o crómio, que regula a pressão arterial, previne a hipertensão arterial.
  2. Alimento desintoxicante. As propriedades antioxidantes dos brócolos ajudam a eliminar toxinas, os radicais livres e o ácido úrico, graças ao sulforafano, que melhora o funcionamento do fígado. Assim, a pele e o sangue são purificados.
  3. Pele saudável. Além do efeito desintoxicante na pele, graças aos antioxidantes, as vitaminas E, B, A, K e os ácidos ómega 3 ajudam a cuidar da derme e deixam-na com um aspeto mais atraente, jovem, suave e brilhante. Por sua vez, a vitamina C estimula a produção de colagénio que dá flexibilidade à pele, e a vitamina E protege as membranas celulares da pele e defende contra os danos das radiações UVA.
  4. Ossos fortes. Este vegetal é uma grande fonte de cálcio, fósforo, magnésio e zinco, colaborando assim para reforçar os ossos e prevenir a osteoartrite.
  5. Saúde ocular. A zeaxantina e o betacaroteno (que se encontra sobretudo nas folhas), a vitamina B2 e a vitamina A fazem dos brócolos um magnífico guardião da vista. Por um lado, os brócolos previnem a degeneração muscular, as cataratas e os danos das radiações UV. Por outro, a luteína protege os olhos das doenças degenerativas.
  6. Proteção contra a anemia. Os brócolos possuem ferro e proteínas, substâncias que são fundamentais para combater a anemia.
  7. Fonte de fibra. Os brócolos são recomendados para quem sofre de prisão de ventre, porque contém fibra que, além de facilitar a evacuação, ajuda a prevenir doenças de estômago como a azia e a inflamação. Também ajuda a acelerar a digestão.
  8. Melhora o sistema imunitário. Graças à vitamina C, ao betacaroteno, às múltiplas vitaminas e aos minerais, os brócolos ajudam a fortalecer o sistema imunitário.
  9. Ideal para a gravidez. O ácido fólico e o fósforo são indispensáveis para a formação do feto.
  10. Prevenção de diferentes tipos de cancro. Tem propriedades anticancerígenas, que se potenciam com o seu conteúdo de vitamina A, C e E, aminoácidos, zinco e potássio. Há estudos que concluem que o consumo de brócolos pode ser de ajuda na prevenção do cancro da mama, do útero, da próstata, fígado, cólon, rins e intestinos.

Sabias que os brócolos podem fazer tudo isto pela tua saúde? Se costumas incluir este ingrediente na tua dieta habitual, partilha connosco a tua melhor receita nos comentários!