8 benefícios do kefir que te interessam

8 benefícios do kefir que te interessam

Kefir: este grande desconhecido

Poderia ter intitulado este artigo como “Kefir: este grande desconhecido”, mas a verdade é que, nos últimos anos, tornou-se tão popular que os seus benefícios já não são um segredo.

No entanto, ainda há muitas pessoas que não sabem tudo sobre este superalimento. Portanto, se te incluis entre elas, fica por perto, porque vou resumir-te tudo o que precisas de saber!

O que é o kefir

O kefir é uma bebida com um sabor ligeiramente ácido e com um aspeto semelhante ao leite, embora um pouco mais denso. De facto, provém precisamente do leite (ou de outras bebidas) duplamente fermentado com bactérias probióticas e leveduras ricas em numerosos nutrientes, como cálcio, vitamina A ou biotina.

O sucesso do kefir, além das suas múltiplas formas de o consumir (com frutas, cereais...), reside no seu valor como alimento probiótico e na sua capacidade para melhorar a saúde. Já ouviste falar das suas propriedades alguma vez?

Benefícios do kefir para a saúde

São muitos os motivos pelos quais o kefir desperta paixões, apesar do seu peculiar sabor, e é que:

  1. Ajuda na digestão, numa correta absorção dos nutrientes e previne a adesão de bactérias prejudiciais como a E. coli, graças ao seu poder probiótico.
  2. É antioxidante e apoia o sistema imunitário, devido ao seu elevado teor de vitaminas.
  3. Favorece o equilíbrio dos níveis de glicose e lípidos no sangue.
  4. Pode ajudar no tratamento de doenças gastrointestinais como a síndrome do intestino irritável ou a doença de Crohn, entre outras.
  5. Favorece a recuperação da flora intestinal perdida devido a determinadas doenças ou à ingestão de antibióticos por um período prolongado.
  6. Ajuda a deter a degeneração óssea, graças ao seu teor de cálcio, fósforo, vitamina D e compostos bioativos que facilitam a sua absorção.
  7. Previne problemas na pele, como acne ou eczemas, que podem aparecer devido a problemas intestinais.
  8. Pode contribuir para reduzir os sintomas da intolerância à lactose, já que facilita a decomposição desta molécula e torna-a mais digerível.

Contraindicações do kefir que deves saber

Em contraposição às (muitas) vantagens deste alimento probiótico natural, há que ter em conta que deve consultar o teu médico ou nutricionista toda a pessoa:

  • Intolerante à lactose, já que deve introduzi-lo paulatinamente na sua dieta e consumi-lo de forma moderada.
  • Imunodeprimida, devido à sua grande carga de bactérias, que pode ser prejudicial.
  • Com problemas intestinais, dependendo de qual seja a origem e a gravidade destes.

Embora o kefir possa beneficiá-los, só um profissional de saúde poderá determinar a causa do problema de saúde e decidir se se trata de um alimento aconselhável ou não para cada caso concreto.

Agora que já sabes mais sobre o laticínio da moda, vais-te animar a prová-lo? Já o consomes há algum tempo e já pudeste notar os benefícios do kefir? Partilha a tua experiência nos comentários!