
Já ouviste falar nos frutos de açaí?
Tens um amigo ou amiga que incluiu as tigelas de açaí no seu top cinco de pequenos-almoços instagramáveis? Não tens muita certeza do que é? Então, bem-vindo/a porque é o tema de hoje.
O que é e quais são os benefícios do açaí?
O açaí, chama-lhe como quiseres ou faz-te de interessante e chama-o pelo seu nome botânico: *Euterpe oleracea*, é o que agora se conhece como um superalimento.
Os frutos de açaí são frutas de cor púrpura com cerca de 2 centímetros que crescem nas florestas tropicais da América Central e do Sul. Geralmente são vendidos como puré de fruta congelada, pó ou sumo e são utilizados para dar sabor a alguns alimentos como caramelos ou gelados e também, aproveitando as suas propriedades cosméticas, como óleo nutritivo em cremes corporais.
Benefícios nutricionais:
- Ricos em nutrientes: Os frutos de açaí são ricos em gorduras e baixos em açúcar, algo curioso para ser uma fruta. O seu maior componente vegetal são as antocianinas, que são, por sua vez, um flavonoide, ou seja, um fitonutriente com grande poder antioxidante para o organismo. Como dado, são as responsáveis por dotar estes frutos da sua característica cor púrpura. Além disso, contêm ómega-3 e ómega-6, ácido oleico, zinco, ferro, magnésio, potássio e fósforo, que trazem benefícios tanto para o bom funcionamento do organismo como para a saúde da pele.
- Grande poder antioxidante: O seu conteúdo antioxidante é tão alto que chega a triplicar a quantidade que possuem outros frutos como os arandos. Precisamente é a sua alta concentração em antocianinas que concentra esse poder antioxidante, que ajuda a combater o dano dos radicais livres. Incluir um superalimento como os frutos de açaí na dieta ajuda a prevenir o envelhecimento, minimizar a oxidação das células cerebrais e, portanto, colabora na manutenção da memória e da aprendizagem.
- Melhoram os níveis de colesterol: O açaí contém esteróis vegetais que têm um efeito positivo no organismo, evitando que o corpo absorva um excesso de colesterol. Mas atenção, não é um produto mágico nem o seu maior benefício é reduzir o colesterol ou o peso. Para começar um processo de perda ou manutenção de peso, a nossa recomendação será sempre recorrer a um especialista, seguir uma dieta variada e equilibrada e ter uma vida ativa.
- Aumento de energia e resistência: Os ativos destes frutos trazem ao organismo hidratos de carbono, proteínas e gordura, ajudando na manutenção da energia e da atividade diária.
Como ingerir os frutos de açaí?
Dado que é um fruto e, portanto, é difícil de conservar, geralmente encontra-se em formato pó para incluí-lo em sumos, batidos ou *smoothies*. Também pode misturar-se com frutas, gelados e/ou fazer receitas e consumi-lo em bolos, barras energéticas… Mas atenção, com os frutos de açaí acontece como com o sumo de laranja: uma vez feito, é melhor tomar o mais rápido possível. E não, este tipo de sumos não tem de ser tomado em segundos para evitar a oxidação dos seus ativos, mas é melhor não deixá-los feitos durante horas.
Na sua parte mais *influencer* e instagramável consome-se como *açaí bowl*. E o que é? É uma tigela (até aqui nenhum segredo) na qual se combina iogurte feito com açaí, fruta, pepitas de chocolate, muesli e frutos secos. A receita de um *açaí bowl* pode variar segundo os gostos de cada pessoa.
O que acontece se comer açaí todos os dias?
O açaí é uma fruta rica em antioxidantes e, em princípio, não tem contraindicações no seu consumo. Mas atenção, os estudos sobre as suas propriedades saudáveis são escassos e é preciso tomar o açaí como uma fruta e consumi-lo de uma maneira saudável e sem abusar dele como produto milagroso. Se o consumires em formato puré ou polpa processada, é ainda mais importante ler o rótulo, já que pode conter ingredientes extra como uma quantidade elevada de açúcar. Por não haver estudos sobre quais são os seus efeitos durante a gravidez e a amamentação, recomenda-se evitar o seu consumo nestas fases.
Açaí em cosmética
Se há uma propriedade que podemos atribuir ao açaí é o seu poder antioxidante. De facto, segundo a classificação ORAC (sigla em inglês de *Oxygen Radical Absorbance Capacity*), que mede a capacidade de absorção de radicais livres dos alimentos, o açaí lidera a lista de todas as frutas e verduras, à frente de cítricos, uvas e outros frutos como arandos e framboesas.
Portanto, o óleo de açaí é rico em polifenóis, ou seja, antioxidantes e anti-inflamatórios com benefícios para todo o tipo de peles, especialmente as mais secas, escamosas e ásperas. Como óleo é rico em nutrientes e pode aplicar-se sobre a pele do rosto, do corpo e também no cabelo.
Benefícios cosméticos:
- Emoliente natural super hidratante.
- Restaura a elasticidade da pele.
- Protege a pele dos radicais livres, combatendo o dano oxidativo e prevenindo o envelhecimento prematuro.
- Anti-inflamatório natural pelo seu alto conteúdo em vitamina B3, C e E.
Como utilizar o açaí em cosmética?
Como óleo pode aplicar-se sozinho ou misturado com os produtos habituais das rotinas de cuidado, trazendo à pele um extra de nutrição. Por isso recomenda-se para peles mais secas e com tendência à descamação. Ao ter uma base em óleo, poderíamos adicionar sal ou açúcar (umas duas colheres de sopa), misturar e aplicar como um esfoliante corporal massajando com suavidade. Além disso, também se pode utilizar como máscara nutritiva para o cabelo, aplicando-o do meio para as pontas e deixando-o atuar durante uns minutos.
Já provaste o açaí? Vais incluí-lo na tua dieta ou na tua rotina facial ou corporal? Até à próxima!