1. O que é Ivolen e para que é utilizado
Ivolen é um contracetivo de emergência que pode ser utilizado durante as 72 horas (3 dias) após uma relação sexual não protegida ou se o seu método contracetivo habitual falhou.
Diz respeito aos seguintes casos:
- Não foi utilizada contraceção durante a relação sexual
- A medida contracetiva utilizada foi incorretamente utilizada, por exemplo, se o preservativo tiver sido penetrado, deslizou ou foi utilizado incorretamente, se o pessário vaginal ou diafragma mudou de posição, rebentou, partiu-se ou foi retirado antes do tempo, em caso de falha na interrupção durante o coito interrompido (por exemplo, houve ejaculação de esperma na vagina ou na parte exterior dos genitais).
Ivolen contém uma substância ativa sintética semelhante a uma hormona chamada levonorgestrel. Previne cerca de 85% de gravidezes previstas quando é tomado dentro de 72 horas após ter uma relação sexual não protegida. Não prevenirá sempre uma gravidez e é mais eficaz se o tomar logo que possível depois de uma relação sexual não protegida. É melhor tomá-lo dentro de 12 horas em vez de esperar até ao terceiro dia.
Pensa-se que Ivolen atua:
- impedindo os seus ovários de libertar um óvulo;
- prevenindo que o esperma fertilize qualquer óvulo que já possa ter sido libertado;
- ou impedindo que um óvulo fertilizado se ligue ao revestimento do útero.
Ivolen apenas pode prevenir que engravide se o tomar nas 72 horas após uma relação sexual não protegida. Não atua se já estiver grávida. Se ocorrer outra relação sexual não protegida após a utilização de Ivolen (também se esta ocorrer durante o mesmo ciclo menstrual), o comprimido não exercerá o seu efeito contracetivo e existirá novamente o risco de gravidez. Este comprimido é apenas para contraceção de emergência, não para contraceção regular, pois é menos eficaz que o comprimido contracetivo normal.
Ivolen não está indicado para utilização antes da primeira hemorragia menstrual (menarca).
Deves ler cuidadosamente todas as informações contidas na embalagem e no folheto informativo do medicamento e, em caso de dúvida ou persistência dos sintomas, deves consultar o teu médico ou farmacêutico.