1. O que é Normogin e para que é utilizado
Normogin contém um liofilizado de cultura de uma estirpe específica de Bacilos de Döederlein (Lactobacillus rhamnosus). Esta estirpe é um constituinte da flora vaginal em mulheres saudáveis e é o mecanismo de defesa natural contra o estabelecimento e proliferação de microrganismos patogénicos.
O equilíbrio no ecossistema vaginal pode ser alterado por certas condições fisiológicas e certos tratamentos médicos. Antibioterapia geral ou local ou terapia com sulfonamidas é essencial para o tratamento de tipos específicos de vaginites, mas têm um efeito nocivo na flora vaginal e expõe a doente ao risco de vaginites recorrentes.
Normogin permite que a flora bacteriana natural seja restabelecida: inserindo um concentrado de lactobacilos em profundidade na vagina os lactobacilos multiplicam-se rapidamente, restaurando o valor ótimo do pH vaginal e a flora. Além disso, o habitat criado pelo Normogin é desfavorável para a sobrevivência e proliferação das bactérias patogénicas. O Normogin é uma ajuda útil para restaurar as condições fisiológicas na vagina após um tratamento médico.
Normogin não é eficaz durante o uso de antimicrobianos, mas deve ser usado imediatamente após completado o tratamento antimicrobiano.
Normogin é utilizado para:
- Restauração da flora vaginal fisiológica após infeções vaginais e/ou após tratamento local ou sistémico com agentes anti-infeciosos (incluindo antibióticos).
- Manutenção da flora vaginal fisiológica para prevenir a recorrência de infeções vaginais.
- Prevenção de infeções do tracto genitourinário nas mulheres (UTIs) relacionadas com um abaixamento dos lactobacilos vaginais.