1. O QUE É NIQUITIN MENTA E PARA QUE É UTILIZADO
Os comprimidos Niquitin são usados para ajudar a parar de fumar. Este tipo de tratamento é denominado Terapia de Reposição de Nicotina ou TRN. Niquitin é indicado para adultos e adolescentes (12-17 anos).
Os comprimidos Niquitin destinam-se a fumadores que fumam 20 cigarros ou menos por dia.
A cessação definitiva do uso do tabaco é o objetivo final. Niquitin também pode ser usado para cessação gradual em fumadores que não desejam ou não conseguem parar imediatamente. Niquitin deve ser usado preferencialmente em conjunto com um programa de suporte comportamental. Consulte a Seção 3 “Como usar Niquitin” para obter mais informação.
É a nicotina dos cigarros que o torna fisicamente dependente deles.
- Niquitin ajuda a deixar de fumar, substituindo parte da nicotina que obtém dos cigarros.
- Esta nicotina alivia alguns dos sintomas desagradáveis que os fumadores podem experienciar quando tentam desistir. Isso inclui sentir-se doente ou irritado.
- A nicotina também pode aliviar sua vontade de fumar um cigarro e ajudá-lo a resistir à vontade de fumar.
Niquitin não tem os mesmos perigos do tabaco para a saúde. Isto porque Niquitin não contém alcatrão, monóxido de carbono ou outras toxinas presentes no fumo do cigarro. Algumas pessoas temem que, depois de parar de fumar, possam tornar-se dependentes de Niquitin. Esta situação é muito rara e, caso aconteça, é menos prejudicial do que continuar a fumar. Também é um hábito mais fácil de quebrar.
As suas probabilidades de deixar de fumar serão maiores se participar num programa de apoio. “Programas de cessação tabágica” são conhecidos como suporte comportamental. Para obter informações sobre estes programas, fale com um profissional de saúde.
Não existem benefícios para a saúde associados ao acto de fumar. É sempre melhor deixar de fumar. Utilizar uma Terapia de Substituição Nicotínica (TSN) como Niquitin Menta pode ajudar. De um modo geral, qualquer efeito secundário possível associado à TSN é substancialmente ultrapassado pelos perigos bem estabelecidos de continuar a fumar.
Deves ler cuidadosamente todas as informações contidas na embalagem e no folheto informativo do medicamento e, em caso de dúvida ou persistência dos sintomas, deves consultar o teu médico ou farmacêutico.